Em alguns casos quando se é taxado a receita federal solicita alguns documentos que tem por finalidade verificar a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, se você fez uma compra com valor a partir de $501 dólares até o máximo de 3.000 dólares devera solicitar a DSI (declaração simplificada de importação).
Mais como saber se terei que fazer uma Declaração Simplificada de Importação? ao fazer ao rastreio do seu pacote e for mostrado o “Em trânsito para RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO DSI” sera encaminhado um telegrama para sua residência ou para seu e-mail para fazer o cadastro no importa fácil.
COMO FAZER UMA DECLARAÇÃO SIMPLIFICADA DE IMPORTAÇÃO
Se você recebeu telegrama/e-mail informando o Número Localizador Pendente de Importação juntamente com o nº de rastreamento do objeto você deve seguir todo procedimento abaixo para fazer a retirada do seu produto.
Segue abaixo um exemplo do Telegrama emitido pela receita federal solicitando a DSI – declaração simplificada de importação.
Para fazer a declaração simplificada de importação terá que se cadastra no importa fácil dos correios.
Agora siga todos os procedimento para a emissão da DSI.
1º) Selecione o tipo de cadastro a ser realizado, conforme for o caso e clique em “Continuar”.
2º) Digite no campo específico o CPF e clique em “Se ainda não é cadastrado, digite seu CPF e clique aqui”.
3º) Insira seu dados. Veja tela abaixo:
Atenção!
Dados meramente ilustrativos.
4º) Os dados foram cadastrados com sucesso.
5º) Você poderá alterar os dados cadastrados clicando e “Mostrar dados do importador.”.
6º) Verifique na tela qual informação deseja alterar e clique em “Alterar Dados.”.
7º) Você irá migrar para a tela de cadastro de dados do Importador e poderá realizar a alteração desejada. (Ver item 4º).
8º) Caso queira continuar cadastrando sua importação clique em “Cadastrar um de importação”.
9º) Com o Telegrama e/ou E-mail em mãos, verifique o Nº. Localizador Pendente informado e digite no campo especifico e clique em“Cadastrar”. Veja tela abaixo:
Nota: O Nº Localizador Pendente é alfa numérico composto de três letras e três números (refere- se a uma remessa que chegou no Brasil e está no Recinto Alfandegado dos Correios.
10º) Se você realizou uma compra no exterior e o fornecedor/exportador informou o número de rastreamento do objeto, no qual realizou a postagem.
Assim, sabendo das regras de importação no Brasil, deseja contratar o serviço Importa Fácil dos Correios. (importações de US$ 500,01 até US$ 3000,00)
Com o Nº. de Rastreamento do Objeto em mãos, o você realizará seu cadastro no site Importa Fácil.
11º) Agora serão apresentadas as abas de cadastramento de sua remessa/mercadoria/importação.
Atenção!
O botão chama-se “Ajuda Preenchimento”. Clicando nele você terá auxilio sobre o campo que deseja preencher.
a) ABA ENTREGA: A primeira aba é referente ao endereço de entrega. Ela já virá preenchida com o endereço cadastrado na tela de “Cadastro Dados do Importador”. Veja tela abaixo:
12º) Clique em “Avançar” ou clique na aba seguinte.
b) ABA REMESSA: A aba seguinte é referente aos dados da remessa/mercadoria. Veja tela abaixo:
c) ABA ITENS: Deverá ser preenchido com o código do TSP de cada item que compõe a remessa/mercadoria, bem como o valor unitário e sua descrição.
d) ABA FINALIZAÇÃO: Você poderá revisar cada aba preenchida clicando em voltar ou clicando na aba que deseja realizar a alteração, bem como poderá finalizar o cadastro do seu de importação. Clique em “Finalizar”
13º) Será gerado o Nº do Procedimento de Importação Através do numero do procedimento de Importação é que o importador poderá acompanhar pelo site Importa Fácil o andamento do despacho/desembaraço de sua importação.
14º) Clique em “Finalizar”.
15º) Será exibida a página com a lista de cadastro realizados.O status de seu de importação ficará como “Solicitado”.
16º) Clique em “Sair”, caso deseje sair do site Importa Fácil.
Agora você deve enviar alguns documentos para o e-mail descrito no telegrama, faça copias do link do site onde você efetuou a compra e uma imagem escaneada ou print screen dos comprovantes de pagamento (recibo do paypal, fatura do seu cartão de crédito) e envie anexado ao numero do processo de importação e numero do objeto.
Em alguns dias você receberá um boleto para o pagamento que você deve fazer pra receber sua mercadoria.
Conclusão
Utiliza o importa fácil é bem simples mais você deve esta bastante atento as regras de importação utilizando o importa fácil,
E também você deve sabre que ao utiliza o importa fácil terá que pagar R$ 150 pelo serviço de Despachante dos correios e que se enviou todos os comprovantes corretamente será taxado em 60% encima do produto mais frete e ICMS se sua cidade tiver, caso não tenha enviado a documentação eles vão arbitrar o valor de mercado do produto, com certeza mais caro do que você pagou, outra coisa, se o vendedor não tiver anexado a nota fiscal ou o invoice do paypal sera cobrado uma multa de 5%.
Ficamos por aqui, um forte abraço a todos os internauta que participa da Escola Importar, Duvidas, Acesse nosso fórum comoimportaraqui que responderemos o mais rápido possível.
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