quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Tutorial – Como abrir uma disputa no Aliexpress

O Aliexpress é um dos melhores sites para se compras, talvez o  melhor site da China. Lá você pode encontrar tudo que quiser, é um site de anúncios e você tem muitas opções. Entretanto, como o site é de anúncios, sempre existe aquele antigo medo de a compra não chegar, ou, “o vendedor vai me mandar um produto péssimo”. Infelizmente, em casos particulares isso acontece de verdade, e você não vai querer sair no prejuízo não é mesmo? Caso isso ocorra com você, veja neste artigo como solucionar possíveis problemas no Aliexpress.

Como funciona a disputa no Aliexpress

O Aliexpress não aceita o paypal como forma de pagamento por motivos empresariais, mas, tem um ótimo programa de proteção para clientes que garante a sua segurança e seu dinheiro. Esse programa de proteção se chamaBuyer protection, que por sinal é muito eficiente.
Para pedir o reembolso, seu caso deve estar encaixado em pelo menos um desses casos:
  • Para bens não recebidos;
  • Para produto que não são como descritos ( um produto usado em vez de novo, por exemplo).

Passo a Passo para Abrir uma Disputa

Você pode pedir o reembolso se não estiver satisfeito com o produto, e sempre poderá abrir uma disputa contra o vendedor caso queira seus direitos. Para abrir uma disputa siga os passos os passos abaixo
1 – Entre na sua conta e clique em “ Meus pedidos” ou “ My orders”.
Open Dispute

2 – Escolha a compra em que quer abrir a disputa, e clique em “View details” e verá os detalhes de transação, nos detalhes da transação clique no botão “Open dispute”.
alibaba aliexpress
3 – Aparecerá uma página em que você deverá colocar a causa da sua insatisfação ( em inglês ), se quer reembolso total ou parcial, fotos do produto ( caso tenha enviado). Após colocar todas as informações necessárias, clique em “ Submit”.
Open Dispute aliexpress
Você pode colocar vídeos fotos e outras provas do mau vendedor para que o site avalie melhor seu caso.
4 – Espere a resposta do vendedor
O vendedor tem 15 dias para responder sua solicitação, e entrar em um acordo com você. Se nada for resolvido a equipe da Aliexpress é que dará um ponto final ao caso, e dirá se você terá ou não seu dinheiro de volta. Em alguns dias você terá ou não seu dinheiro, então espere um tempo para isso, em média de 2 a 3 semanas para tudo ficar resolvido.

Um caso real de uma vendedor picareta

Estava visitando o canal do meu amigo Marcos Andrey e encontrei um vídeo muito bom, ele fez um unboxing de uma compra no aliexpress e viu que o produto era muito, mas muito falsificado. A partir daí, ele fez um vídeo único da abertura da embalagem e de um pequeno tutorial, no qual ele ensina as pessoas a denunciarem um mau vendedor. Veja, vale a pena.
Mantenha o contato
Manter o contato com o vendedor durante todo o processo é sempre bom, tente negociar antes de abrir sua disputa, se ele aceitar ótimo, agora se ele não te responder certamente é um mau caráter. Tente de todas as formas negociar com o vendedor, se não for possível abra a disputa com a consciência limpa.

Conclusão

O Aliexpress é o “Mercado Livre” da China, é um site de anúncios e você sempre está sujeito a fraudes. Entretanto, o Aliexpress é uma empresa leal e verdadeira, e reprova duramente os vendedores mal intencionados, diferente do Mercado Livre que não faz praticamente nada se alguém te enganar.
Seguindo os passos que o vídeo e o pequeno tutorial mostraram você certamente terá seu reembolso, fique tranqüilo, o Aliexpress é severo com fraudes, uma prova disso é que em alguns casos o vendedor deve reembolsar 3x mais o valor que você pagou.
Espero ter ajudado, muito obrigado e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário